Condições gerais


TERMOS E CONDIÇÕES

Antes de prosseguir com a reserva da acomodação selecionado, é importante entender as regras contratuais que você estará submetido. Por isso, leia com atenção estes Termos e Condições para entender os seus direitos e obrigações. Fizemos um contrato objetivo e com linguagem simples para que você se interesse pela leitura! Vamos lá:

1. QUANDO QUE ESTE TERMO SE APLICA

Estes TERMOS E CONDIÇÕES se aplicam exclusivamente para as reservas de acomodações realizadas por meio da plataforma Weekends. Caso o hóspede realize a reserva por meio de outras plataformas, como Airbnb, Booking.com, Tripadvisor, VRBO dentre outras, ela deverá seguir os TERMOS E CONDIÇÕES dispostos pelas respectivas plataformas.

2. QUEM É QUEM NESTE CONTRATO

Ao ler este contrato você verá o uso de algumas denominações para fazer referência às partes contratuais e extracontratuais. Portanto, saiba de quem estamos falando:

Weekends é a empresa que anunciou a acomodação que você está alugando e que, via de regra, representará o(a) Proprietário(a). Também pode ser chamada Anfitriã, Gestora ou Administradora da acomodação.

Proprietário(a) é a pessoa que autorizou o anúncio da acomodação em locação e que, via de regra, será representado pela Weekends;

Hóspede é você ao alugar a acomodação anunciado pela Weekends;

Convidados são as pessoas, além do Hóspede, que usarem a acomodação no período de locação;

Gerente é a pessoa de confiança da Weekends a quem o Hóspede poderá recorrer em caso de qualquer problema ou imprevisto; e

Pets é o termo que utilizamos para nos referir aos animais de estimação.

3. QUAL É O OBJETO DESTE CONTRATO

Este contrato formaliza a locação de acomodação do(a) Proprietário(a), representado pela Weekends, por você, Hóspede, no período indicado no momento da reserva.

4. QUEM PODE RESERVAR UMA ACOMODAÇÃO DA WEEKENDS

É necessário que você tenha pelo menos 22 anos e que seja capaz de celebrar contratos vinculantes para fazer reservas de imóveis anunciados pela Weekends.

Ao reservar a acomodação anunciado pela Weekends, você garante que possui 22 anos ou mais e que tem capacidade e autoridade legal para celebrar um contrato.

Além disso, deve se fazer presente na acomodação durante o período de locação o próprio Hóspede que fez a reserva ou alguém por ele autorizado maior de 22 anos.

Escolhida a acomodação, antes de confirmada a solicitação de reserva, será exibida uma caixa de diálogo, por meio da qual o usuário declara a sua ciência e anuência quanto aos termos e condições de locação, inclusive quanto às regras da acomodação apresentadas no anúncio da plataforma da Weekends na internet. 

Em caso de aceite, a plataforma enviará e-mail de confirmação da reserva e será gerado um contrato, cujo termo ficará disponível ao usuário por meio de seu login à plataforma.

5. REGRAS DE CADA ACOMODAÇÃO

Cada acomodação tem regras próprias que são definidas pelo(a) Proprietário(a). Todas as regras são apresentadas ao Hóspede no anúncio veiculado na plataforma da Weekends. Estas regras também farão parte do contrato gerado com a efetivação da reserva, depois do aceite aos termos e condições de locação.

Leiam os informes com atenção! Neles são descritos os contatos para casos de emergências ou imprevistos, além da definição das políticas de uso da acomodação, como:

- Regras gerais, como quantidade de Convidados admitidos, quantidade de Pets admitidos, proibições ou permissões de realização de festas; e outras diretrizes de como bem utilizar a acomodação locada. 

- Se admitido pela acomodação, o anúncio poderá prever a cobrança de taxas extras que permitam ao Hóspede levar mais Convidados ou Pets do que aquele indicado como limite. Atenção: sempre que for permitido e previamente ao check-in, o Hóspede deverá comunicar o número adicional de hóspedes e/ou pets que deseja levar, sob pena de incorrer na multa por descumprimento do limite estabelecido (que é sempre o dobro do valor da taxa).

- Regras sobre quebras ou danos aos bens que guarnecem a acomodação alugada, as quais podem ser substituídas por iniciativa do próprio Hóspede. Algumas acomodações trazem uma lista de bens com os seus respectivos preços. Neste caso, se o Hóspede não tiver interesse de ele próprio substituir o bem danificado ou quebrado, poderá reparar o(a) Proprietário(a) pagando o respectivo preço informado;

- Outras instruções sobre comodidades ou áreas de lazer da acomodação, bem como de como usar com segurança eletrodomésticos e eletrônicos que a guarnecem.

6. ENTENDA AS SUAS OBRIGAÇÕES, COMO HÓSPEDE

Você, como Hóspede, é responsável pelo pagamento dos valores anunciados, com os quais você expressamente concorda no momento da reserva da acomodação. O valor total anunciado pode incluir taxas diversas para manter a excelência dos serviços prestados.

Fique tranquilo que não há surpresa: você só paga pelo valor total informado no momento da reserva, salvo no caso de contratação de algum serviço extra. Por exemplo, você pode contratar o serviço de cozinheira, faxineira, itens de comodidade na praia, produtos de consumo, dentre outros. Além disso, no caso de você querer aumentar a quantidade de Convidados ou Pets, e poderá ter que pagar alguma taxa extra, conforme descrito no anúncio e informações sobre a acomodação.

Você também deverá cumprir as regras gerais da boa vizinhança e de cuidado com a acomodação alugada. Destacamos abaixo as regras gerais:

- É seu dever verificar a acomodação no momento do check-in e relatar à Weekends sobre qualquer desavença quanto aos termos anunciados. O silêncio importa em concordância, salvo quanto aos vícios ocultos, assim considerados aqueles que não são facilmente verificáveis. Neste caso, você deverá relatar a desavença tão logo seja percebida;

- É seu dever relatar à Weekends, logo que constatar, qualquer utensílio danificado ou em mau funcionamento. Por exemplo, se o liquidificador estiver danificado ou em mau funcionamento, este fato deve ser relatado imediatamente, tanto para que sejam adotadas as providências de substituição ou reparo do liquidificador, como para eximir você de responsabilidade;

- É seu dever cumprir e fazer com que seus Convidados cumpram a Lei do Silêncio (regras municipais relativas ao sossego público e ao bem-estar), especialmente de 22 às 9 horas. Em caso do(a) proprietário ser penalizado com multas ou outras sanções em razão da violação à Lei do Silêncio, você, como Hóspede e responsável, deverá indenizar o(a) proprietário(a) pelo prejuízo causado, incluindo-se em perdas e danos, se houver, ainda que a conduta infratora seja atribuída a Convidados ou visitantes. Ao reservar a acomodação anunciada pela Weekends, você se declara ciente desta responsabilidade, seja qual for o valor da multa aplicada pelo respectivo Município. Ademais, você se declara ciente de que a perturbação da paz social também é caracterizada como contravenção penal, nos termos do art. 42 da Lei Federal nº 3.688, de 3 de outubro de 1941. Esta regra poderá ser excepcionada apenas para acomodações isoladas, cujo barulho não alcance os vizinhos;

- É proibida a realização de festas e eventos, salvo se as regras específicas da acomodação dispuser de maneira diversa, hipótese que deverá ser observadas as condições que forem estabelecidas para a referida acomodação;

- É proibido fumar dentro das áreas fechadas da acomodação alugada, salvo se as regras específicas da acomodação dispuser de maneira diversa, hipótese que deverá ser observadas as condições que forem estabelecidas para a referida acomodação;

- Os fumantes devem jogar as guimbas de cigarros em lixo adequado, cuidando para que elas estejam devidamente apagadas para evitar incêndio ou dano;

- É proibido jogar objetos sólidos nos vasos sanitários, incluindo papel higiênico, que deverá ser descartado no lixo;

- Você e seus Convidados são responsáveis por verificar a tensão (110 ou 220 volts) dos aparelhos antes de colocar na tomada. Verifique o padrão da acomodação e, caso tenha dúvidas, solicite os esclarecimentos à Weekends;

- É seu dever entregar a acomodação no estado em que recebeu, inclusive com as louças, panelas e demais utensílios devidamente lavados;

- Se for o caso de apartamento ou casa em condomínio fechado, você deverá cumprir as normas do condomínio;

- É vedado ao Hóspede sublocar, emprestar ou ceder a acomodação a terceiros.

ATENÇÃO: você, como Hóspede, será o responsável pelo o acomodação durante a locação, isto é, entre o check-in e o check-out. Considera-se check-in o momento da obtenção das chaves ou do acesso a acomodação, e check-out o momento da devolução das chaves ou saída da acomodação. Então, poderão ser cobrados de você os valores para reparação de danos causados por mau uso ou em razão da aplicação de multas pelo uso em desacordo com as normas de locação.

7. REPARAÇÃO DE DANOS POR MAU USO

Sempre que você, Hóspede, ou seu Convidado, danificar um utensílio ou item que guarnece a acomodação do(a) Proprietário(a), deverá informar imediatamente à Weekends. Caso o dano decorra de uso comum, caberá ao(à) Proprietário(a) a substituição ou conserto. Por outro lado, se o dano decorrer de mau uso, caberá a você, como Hóspede e responsável, a reparação pelo dano.

São duas as opções de reparação de danos por mau uso: (I) você poderá substituir o utensílio ou item danificado por um novo, de igual modelo, ou por outro de modelo similar, neste último caso desde que previamente autorizado pela Weekends; ou (II) você poderá reparar o dano pagando ao(à) Proprietário(a) o preço da substituição ou reparo do utensílio danificado, caso seja viável.

Algumas acomodações trazem em seu anúncio, ou informações gerais fornecidas após a realização da reserva, uma lista de preços dos itens e utensílios que guarnecem a acomodação. Sendo o dano em um destes itens ou utensílios listados, o valor da reparação será equivalente ao preço previamente estabelecido. Esta foi uma solução pensada por nós, da Weekends, para dar mais conforto e segurança a você, que poderá facilmente reparar os danos causados sem perder seu tempo comprando itens de reposição.

Na eventualidade, todavia, do item ou utensílio danificado não estar previamente precificado, fique tranquilo: a Weekends solicitará um orçamento e você será notificado para pagamento do valor orçado, podendo ainda realizar outros orçamentos por conta própria, desde que o fornecedor seja de segurança.

O dever de reparar os danos por mau uso se aplica a todos os bens que guarnecem a acomodação, inclusive à própria acomodação. Assim, não fure as paredes, cuide bem dos sofás, do mobiliário e dos demais itens decorativos. 

A decoração foi pensada com carinho para deixar o ambiente confortável para receber você e seus Convidados. Fiquem atentos, porque itens decorativos podem ser de valor inestimável para o(a) Proprietário(a).

8. AS NOSSAS POLÍTICAS SOBRE OS PETS

Você deve ficar atento ao anúncio, pois as acomodações da Weekends possuem diferentes políticas de aceitação ou restrição de Pets, estabelecidas pelos(as) Proprietários(as), que podem ser agrupadas da seguinte forma:

- Política totalmente permissiva: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece o direito do Hóspede de levar Pets sem limites de quantidade;

- Política permissiva com limite flexível: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece o direito do Hóspede de levar Pets com limite de quantidade, que pode ser ultrapassado mediante pagamento de taxa por cada Pet que superar o limite;

- Política permissiva com limite inflexível: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece o direito do Hóspede de levar Pets com limite de quantidade, que não pode ser ultrapassado;

- Política restritiva flexível: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece o direito do Hóspede de levar Pets mediante o pagamento de taxa por cada Pet que for levado à acomodação.

- Política totalmente restritiva: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece a vedação ao direito do Hóspede de levar Pets.

Para saber qual a política adotada na acomodação que você está alugando, atente-se para as Regras da Acomodação descritas no anúncio. É nele que estará detalhada a política de Pets e, em sendo o caso, o máximo aceito e a taxa cobrada por cada Pet que superar o limite.

Se você escolheu uma acomodação que admite os seus Pets mediante o pagamento de taxa, verifique as informações e valores descritos nas regras da acomodação. Neste caso, a taxa (ou as taxas) deve ser paga previamente ao check-in, sob pena da conversão em multa por descumprimento da política da acomodação. A multa, em regra, será devida no valor de duas vezes o que seria devido pela(s) Taxa(s).

9. AS NOSSAS POLÍTICAS SOBRE OS CONVIDADOS

A quantidade de Convidados que são admitidos na acomodação está normalmente relacionada com a quantidade de quartos. O(A) Proprietário(a) conta com a Weekends para evitar que sejam colocadas pessoas além da capacidade da acomodação.

Pela experiência da Weekends, são em situações de superlotação que normalmente ocorrem reclamações de vizinhos por perturbações e por violação à Lei do Silêncio. Além disso, nestes cenários de superlotação ocorrem mais danos a itens, a utensílios e à própria acomodação.

Por isso, pedimos a você, Hóspede, como responsável pelos Convidados, que observe o limite de pessoas admitido na acomodação.

A violação da regra da acomodação quanto ao limite de convidados deve ser observada em qualquer hipótese, sob pena de pagamento de multa de R$ 1.000,00 (mil reais) por pessoa que ultrapassar o limite da acomodação. O limite somente será flexibilizado quando houver acordo específico para a realização de festas ou eventos, hipótese em que o número de convidados poderá ultrapassar o limite estritamente no período da festa e do evento.

10. AS NOSSAS POLÍTICAS DE RESERVAS E DE CANCELAMENTO

Você deve se atentar para a política de reservas aplicável a acomodação que está alugando, pois esta poderá variar em razão do período e da localidade, da baixa e da alta temporada, ou por exigência do(a) Proprietário(a).

As políticas de cancelamento adotadas pela Weekends fazem parte do anúncio da acomodação. Em resumo, tais políticas podem ser divididas nos seguintes grupos:

- Política flexível: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece o direito do Hóspede de efetuar cancelamento gratuito da reserva se realizado em até 24 (vinte quatro horas) horas anteriores à data prevista para o check-in.

- Política moderada: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece o direito do Hóspede de efetuar cancelamento gratuito da reserva se realizado em até 7 (sete) dias anteriores à data prevista para o check-in.

- Política rigorosa: trata-se de regra da acomodação em que se estabelece o direito do Hóspede de efetuar cancelamento gratuito da reserva se realizado em até 30 (trinta) dias anteriores à data prevista para o check-in.

ATENÇÃO: Os pagamentos antecipados pelo Hóspede para garantir a acomodação em período de feriado, réveillon e carnaval, não serão reembolsados.

Atente-se para as regras da acomodação do anúncio. São nelas que estará detalhada a política adotada na acomodação, inclusive com os valores que eventualmente serão devidos em violação à regra estabelecida. 

11. FIQUE TRANQUILO, POIS VOCÊ PODE CANCELAR A RESERVA EM CASO DE EVENTO EXCEPCIONAL DE FORÇA MAIOR

A Weekends admitirá o cancelamento gratuito da reserva sempre que estiverem comprovadas situações excepcionais de força maior, como, por exemplo, pandemia, catástrofe natural, restrição ao direito de circulação imposta por lei local, dentre outras.

O cancelamento nesta modalidade não será automático, pois dependerá de análise do caso concreto pela Weekends a pedido do Hóspede, que deverá ser realizada imediatamente após a ciência sobre o evento de força maior, e sempre deverá preceder ao check-in. A comunicação tardia impede o direito de cancelar gratuitamente por força maior.

12. A WEEKENDS PODE CANCELAR A SUA RESERVA. FIQUE ATENTO!

Apenas as pessoas capazes maiores de 22 anos poderão reservar os imóveis anunciados pela Weekends. Portanto, qualquer reserva que seja realizada por incapaz ou relativamente incapaz será cancelada assim que for constatado o fato.

Além disso, a Weekends poderá cancelar a reserva sempre que houver problemas com os documentos exigidos de você, Hóspede. A não regularização em tempo hábil será motivo para o cancelamento da reserva, hipótese em que os valores pagos poderão ser devolvidos de acordo com a política de cancelamento.

Além destas hipóteses, a Weekends cancelará a reserva se a acomodação se tornar inadequada ao uso antes do check-in, ou se o(a) Proprietário(a) exigir o cancelamento por justa causa. Nestes casos, eventuais valores pagos por antecipação serão devolvidos a você, Hóspede, caso não seja do seu interesse alugar outras acomodações disponibilizadas pela Weekends.

Caso o cancelamento ocorra por exigência do(a) Proprietário(a), sem justa causa e em prazo inferior a 5 dias do check-in, a Weekends poderá puni-lo com multa contratual que será repassada a você, Hóspede, que foi prejudicado. Essa possibilidade pode depender dos ajustes feitos com cada Proprietário(a).

Informamos ainda que, em caso de o Hóspede ou seus convidados cometerem infração grave das regras da acomodação, a Weekends se reserva ao direito de interromper a locação, ainda que esteja em curso.

Nesta hipótese, não haverá o reembolso de valores, bem como mantida a responsabilidade pela reparação aos danos causados à acomodação.

13. CAUÇÃO E CUSTEIO DE DESPESAS COM UTILIZAÇAO DO ACOMODAÇÃO

A Weekends, para a segurança do(a) Proprietário(a), poderá cobrar depósito-caução como garantia da integridade da acomodação, bem como para garantir o adimplemento de despesas, taxas ou multas atribuídas ao Hóspede. 

Ao final do contrato, não sendo constatadas as situações que ensejam a retenção do depósito-caução, a Weekends procederá a imediata devolução do valor.

14. MULTAS CONTRATUAIS

Você deverá cumprir as obrigações estabelecidas neste contrato, sob pena da aplicação de multa contratual, a qual será aplicada no patamar de R$ 500,00 (quinhentos reais) por cada descumprimento sempre que não for estabelecido valor específico na cláusula descumprida ou nas informações gerais sobre a utilização da acomodação. Caso exista multa específica para o descumprimento, não se aplica esta cláusula.

Por exemplo, o descumprimento relativo ao número máximo de Pets enseja no pagamento de multa específica de R$ 300,00 (trezentos reais) por cada Pet acima do limite contratual. Por outro lado, caso seja realizada festa e violada a Lei do Silêncio, poderá ser aplicada a multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) prevista nesta cláusula por cada descumprimento.

15. ADICIONE CONFORTO COM SERVIÇOS ADICIONAIS 

Se você busca conforto em sua viagem e não quer cozinhar, faxinar ou lavar roupas, fale com a Weekends: temos uma rede de assistência que poderá prestar estes serviços para você durante o período de hospedagem. O investimento para ter estes serviços extras poderá variar de acordo com a época do ano. Por isso, consulte-nos!

Atenção: a Weekends apenas ajuda o Hóspede a se conectar com os profissionais, mas em nenhuma hipótese assume a responsabilidade por serviços prestados por terceiros ou pelas condutas destes dentro da acomodação. Tudo isso é de sua responsabilidade, como Hóspede.

 

16. CHECK IN E CHECK OUT

Você deve se atentar para aos horários de check-in e de check-out informados no momento da reserva. 

Caso precise ajustar os horários informados, fale conosco sobre a sua necessidade que a Weekends fará o possível para atendê-lo.

E nunca se esqueça de verificar se recolheu todos os seus pertences, inclusive dos seus Convidados, antes de fazer o check-out. Vamos ajudar você em caso de esquecimento, mas não será responsabilidade da Weekends a perda do pertence após o check-out. Sendo ele encontrado, ficará à disposição pelo prazo de até 30 dias corridos, podendo lhe ser enviado mediante o pagamento de taxa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e das custas postais cobradas pelos Correios.

17. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Weekends tem o compromisso com a privacidade e a segurança de seus clientes durante todo o processo de navegação e compra pelo site. 

Os dados cadastrais dos clientes não serão vendidos, cedidos ou divulgados para terceiros, exceto se necessário à prestação do serviço. 

A Weekends utiliza cookies e informações de sua navegação (sessão do browser) com o objetivo de traçar um perfil do público que visita o site e aperfeiçoar sempre nossos serviços, conteúdos e garantir as melhores ofertas e promoções para você. Durante todo este processo mantemos suas informações em sigilo absoluto. Vale lembrar que seus dados são registrados pela Weekends de forma automatizada, dispensando manipulação humana.

Ao utilizar a plataforma da Weekends você também assume a responsabilidade pela guarda da sua senha. Lembre-se: ela é de uso pessoal e intransferível. É vedada a divulgação de sua senha a terceiros, mesmo a amigos e parentes.

As alterações sobre nossa política de privacidade serão sempre informadas em nosso site e enviadas aos nossos clientes por e-mail.

18. ELEIÇÃO DE FORO

A Weekends busca sempre a solução amigável. Mas caso isso não seja possível, os litígios relacionados a este contrato serão solucionados no foro da Comarca de Belo Horizonte, MG.

Este é um contrato de adesão, sendo dispensada a sua assinatura, que é substituída pelo aceite no momento da reserva.

Ficamos muito felizes de tê-lo como nosso cliente e desejamos uma excelente temporada na acomodação escolhido.

 

WEEKENDS CONSULTORIA EIRELI, pessoa jurídica de direito privado constituída na forma de empresa individual de responsabilidade limitada, inscrita no CNPJ sob o n. 32.449.537/0001-20, sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, na Rua da Bahia, n. 2463/1101, Bairro Lourdes, CEP 30.160-012